Páginas

Unhas encravadas: Como evitar e tratar


       As vezes as pessoas acabam exagerando, quando tentam deixar as unhas bem aparadas. A falta de prática pode deixar as unhas inflamadas, enfraquecidas e provocar um problema para lá de desconfortável: o encravamento.

       Na maioria das vezes, as unhas encravadas aparecem devido ao hábito de cortar demais ou remover os cantos das unhas. O uso de sapatos apertados demais e modelos com bico fino também facilitam o encravamento.

       Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões", nos quais as unhas encravam pelos cantos. Em muitos casos, a pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada. Além de desconfortável, o problema pode causar uma dor que se torna insuportável.




Veja como você pode evitar unhas encravadas:

• Ao cortar as unhas, deixe sempre uma parte da borda livre;
• Corte as unhas em formato quadrado e finalize acertando com lixa;
• Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os;
• Evite o uso de calçados de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso;
• Procure usar sapatos confortáveis que não apertem os dedos.


Tratamento para unhas encravadas

• Ao notar qualquer alteração na cor ou textura da unha, o melhor é procurar logo um podólogo. E nada de ficar cutucando, pois você pode machucar ainda mais a região ou até mesmo piorar a infecção.

• O tratamento para unha encravada varia de acordo com cada caso. Pode ser feito com medidas simples, como o afastamento da pele inflamada, até procedimentos cirúrgicos para remoção do tecido inflamado.

• Após cuidar da unha encravada, é preciso tomar alguns cuidados durante a cicatrização. Evite molhar o curativo e para limpar os pés, use um algodão embebido em álcool. Se não tiver curativo, limpe a unha afetada com água oxigenada e use uma pomada cicatrizante. Outra dica é não abafar a unha e evitar calçados fechados até a unha sarar.


Fonte: http://www.esmaltaria.com

Nenhum comentário

Postar um comentário